quarta-feira, 31 de outubro de 2012

IFMA lança edital de seletivo


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou o edital do Seletivo público unificado aos cursos da educação profissional técnica de nível médio. As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas no período de 1º a 25 de novembro no site do IFMA. Serão ofertadas 3.850 vagas, distribuídas em 18 campi da instituição.
A prova será aplicada no dia 13 de janeiro de 2013 e os candidatos podem escolher entre 45 cursos, que estão organizados nas modalidades integrada, subsequente e concomitante.
A seleção do IFMA vai implantar o novo sistema de cotas conforme o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. O decreto regulamenta o ingresso de alunos nas universidades e nos institutos federais.
As instituições deverão reservar 50% das vagas de seus cursos para alunos oriundos de escola pública. Dentro deste percentual também serão garantidas vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Essa reserva deverá ser proporcional ao índice dessa população em cada Estado, conforme o último censo realizado em 2010 pelo IBGE. No Maranhão, esse índice é de 77%.

Fonte: www.imirante.com 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sistema FIEMA lança Editais de Seleção

A Federação das Indústria do Estado do Maranhão - FIEMA, lançou nesta segunda-feira (29) Editais de Seleção de Professores, em diversas áreas, e cargos de nível técnico e superior para o Serviço Social da Indústria - SESI de São Lúis, Imperatriz, Caxias e Bacabal.

Maiores informações no site: www.fiema.org.br 


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ENEM no horário de verão. Você concorda?

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, em sua edição de 2012, será realizado neste fim de semana no sábado (03) e domingo (04). Cerca de aproximadamente 6 milhões de estudantes farão a prova que é o portal de acesso ao Ensino Superior, seja este público ou privado.
Os participantes do exame se preparam durante meses de estudo para este momento de grande importância em suas carreiras profissionais e de vida. Porém, este sonho pode se tornar algo frustrante para os candidatos, uma vez que o Ministério da Educação - MEC geralmente aplica as provas após o horário brasileiro de verão. Alguns Estados que não seguem este horário estão com os relógios atrasados em 01 hora se diferenciando da capital brasileira que é referência para aplicação do ENEM. Isto, por sua vez, exclui candidatos desavisados que perdem a oportunidade de prestar o exame.

Dessa forma, você concorda que o ENEM deveria ser aplicado antes do horário de verão ou os candidatos que devem mesmo ficar atento para as regras do exame?

domingo, 28 de outubro de 2012

Eleições 2012: PSDB x PTC em São Luís

De um lado o atual Prefeito de São Luís, João Castelo (75), e do outro o Advogado Edivaldo Holanda Júnior (34). A disputa pelo eleitorado ludovicense ocorreu neste domingo (28) com a realização do 2º turno das Eleições 2012.
O candidato do PTC, Edivaldo Holanda (34), venceu o seu adversário com 56% dos votos contra 46% do tucano João Castelo (PSDB). Após a divulgação do resultado o Prefeito de São Luís, em exercício até 31 de dezembro deste ano afirmou não querer mais disputar cargos eletivos e encerra sua carreira política nesta data. Enquanto isto, pode-se afirmar que o Prefeito eleito, Edivaldo Holanda, esteja começando uma grande carreira política com sua entrada na chefia do poder executivo da capital maranhense.

Efeito apagão

O último apagão que afetou os Estados do Nordeste e algumas regiões como Norte, Sul e Sudeste está causando grandes polêmicas pela população. Nas redes sociais está circulando um protesto dos nordestinos contra os sulistas que estão acusando os mesmos por serem responsáveis pelo fato ocorrido. Veja abaixo a íntegra do repúdio dos nordestinos.

Ver o Sul e o Sudeste falando mal do Nordeste por causa do apagão é lembrar de quanto o povo do Nordeste se mobilizou quando essas pobres almas perderam o que tinham nas enchentes.Tem estresse não... Quando a chuva levar tudo o que vocês têm novamente, os Nordestinos mandarão de novo água mineral, alimentos e roupas, porque ao contrário desse povo de mente pequena, aqui a solidariedade é grande. Quando precisar...Sul e Sudeste... estaremos aqui!! Sulistas que riem com o apagão de 4 horas aqui no Nordeste: EU MORO AONDE VOCÊS RALAM PRA PODER PASSAR AS FÉRIAS!!!