sexta-feira, 29 de maio de 2009

Médicos analisam saúde de atletas de ITZ

Cerca de 2500 alunos-atletas da rede municipal de ensino vão participar da 28ª edição dos Jogos Escolares de Imperatriz. O Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal acionou três médicos para analisar a saúde dos alunos e, dessa forma, garantir – em termos de saúde – maior segurança na participação deles.

Ontem, os médicos atenderam aos atletas das nove escolas do polo do bairro Santa Rita, que soma uma média de 600 alunos.

Ao todo, pelo que a reportagem apurou, 75 escolas participarão dos Jogos Escolares e todos os atletas serão submetidos aos exames", disse Moisés Charles, coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação.

No último sábado (22), os exames foram realizados nas escolas dos bairros Vila Nova, Vilinha e Centro. A meta é realizar os exames em todas as escolas até o final desta semana.

O coordenador do polo do bairro Santa Rita, Ubiracy Campos, destacou a importância desse atendimento aos alunos. "É primordial estarmos percebendo se os atletas realmente estão aptos para participar de atividades físicas durante as competições. Por meio dos exames, podemos detectar alguma impossibilidade física precocemente, evitando algum transtorno de saúde no momento das provas", explicou.

Os alunos se submetem a medidas da pressão arterial e frequência cardíaca e passam por uma avaliação clínica para detectar problemas de anemia.

"Aqui mesmo, através dos equipamentos, posso detectar problemas pulmonares, hérnias e até deficiências renais”, disse Jorge Goiabeira, um dos médicos que fazem as avaliações. Ele contou ainda que já detectou uma disfunção cardíaca em um aluno que ia participar de uma competição de queimada e não sabia do problema.

O médico explicou que, quando ocorrem suspeitas como essas, os exames são diretamente encaminhados para o hospital e a um especialista para que todos os procedimentos clínicos sejam realizados o mais rápido possível. Todo esse atendimento é feito pelo SUS, sem nenhum custo para o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário