sexta-feira, 8 de maio de 2009

Secretário do Trabalho anuncia investimentos em Imperatriz

IMPERATRIZ - O secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Helluy, anunciou ontem em Imperatriz que o Governo do Estado vai investir maciçamente na preparação e qualificação de mão de obra em razão dos grandes projetos que estão sendo e serão instalados no Maranhão já a partir deste ano.


O secretário iniciou por Imperatriz, na manhã desta sexta-feira, 8, uma viagem de dois dias pela região tocantina.


José Antonio reuniu-se pela manhã com a coordenadora regional do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Maria de Lourdes, e discutiu questões regionais em reunião de trabalho com o secretário extraordinário do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas.


O secretário do Trabalho disse que a determinação da governadora Roseana Sarney é de que sejam implantados rapidamente programas de formação, treinamento e qualificação dos trabalhadores maranhenses para que eles não fiquem de fora das oportunidades de empregos que serão criados pelos novos empreendimentos que estão se instalando no Estado. Ele citou como exemplos a refinaria da Petrobras em Bacabeira e a usina hidrelétrica de Estreito.


José Antonio informou que esteve em Brasília reunido com o presidente do Senado, José Sarney, e o secretário do escritório do Governo do Maranhão em Brasília, Francisco Escórcio, oportunidade em que foi comunicado de que o BNDES está prestes a liberar recursos para financiamento para construção de uma grande frigorífico e implantação de um projeto de criação de gado bovino em confinamento na região de Imperatriz.


“A governadora está determinada a incluir os trabalhadores maranhenses no processo de desenvolvimento que o Estado estará passando nos próximos anos. Não adianta só os indicadores sociais estarem subindo, quando não há aproveitamento da mão de obra local, ou seja, sem isso não desenvolvimento, sem termos nossa mão de obra empregada, não há desenvolvimento”, disse o secretário.


À tarde, José Antonio visitou o Sine de Açailândia e reuniu-se com o prefeito Ildemar Gonçalves. Ele disse que também há preocupação da governadora em relação ao crescimento do desemprego no Município devido à crise que afetou o pólo siderúrgico daquele Município.


Neste sábado, o secretário visita Estreito, onde também visitará a unidade do Sine, se reunirá com representantes da Prefeitura e conhecerá o projeto da usina hidrelétrica que está sendo construída pelo consórcio Ceste.


José Antonio disse que está realizando um levantamento minucioso de sua pasta e que dentro de pouco tempo retornará à região tocantina para anunciar projetos e programas que serão desenvolvidos pelo governo do estado em Imperatriz e municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário