sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pesquisa de professor da UEMA é destaque em jornal da Globo

O Programa Bom Dia Brasil da Rede Globo de Televisão exibiu, ontem (3), uma reportagem sobre o abacaxi produzido na cidade de Turiaçu (MA), destacando uma pesquisa desenvolvida pelo professor José de Ribamar Gusmão, com a participação de alunos de iniciação científica do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).


Considerado o mais doce do Brasil pelos produtores locais, essa espécie de abacaxi apresenta espinhos nas folhas, casca e polpa amarelada. É plantado na Comunidade de Serra da Paz, em um sistema tradicional de cultivo chamado “tacuruba”. Segundo os produtores, a variedade de planta é nativa da região, e foi supostamente domesticada pelos índios.

Atualmente, é estimada em 600 hectares a área plantada e muitos produtores já contam com crédito do PRONAF.

Na reportagem, o pesquisador explicou que a excelente qualidade do fruto é resultante de uma soma de fatores: a genética superior da variedade; o elevado teor de potássio do solo (pedregoso, rico em argilas); e a fenologia da planta, cuja maturação dos frutos acontece no período seco (elevada temperatura e umidade do ar mais baixa).

A matéria ainda enfatizou a colheita dos frutos, iniciada em setembro, e a expressiva procura dos consumidores devido a sua qualidade para consumo in-natura, sucos e doces. O preço pago aos produtores costuma ser o dobro daquele ofertado para outras variedades, como o abacaxi Pérola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário