O tema da conferência foi amplamente debatido pelas pessoas ligadas à área que prestigiaram o evento sendo estabelecidas as linhas estratégicas, calendário, culminando com a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
A programação teve início com a formação da mesa, em que se fizeram presentes o prefeito Sebastião Madeira, o secretário de Esporte e Juventude, Arnaldo Júnior; o secretário de Governo, Carlinhos Amorim; o diretor da Unisulma, Lula Almeida; o superintendente de Esporte, José Hércio; o coordenador municipal da Conferência, Solivan Freitas; a coordenadora estadual, Josélia Rodrigues, que representou a Secretaria de Estado de Esporte, e o professor Francisco Alberto, diretor do IFMA. Antes, porém, foi apresentado um vídeo com a fala do ministro dos Esportes, Orlando Silva.
O prefeito Sebastião Madeira, ao abrir oficialmente a Conferência, destacou sua importância no contexto esportivo, assegurando a preocupação da administração municipal em apoiar o esporte nas suas mais diferentes áreas.
Madeira parabenizou ainda os professores do município presentes no evento. “Cumprimento aos professores que estão presentes e participam de discussões importantes para os nossos jovens. Fico feliz em ver professores que se dedicam ao crescimento do esporte e da educação em nossa cidade”, declarou.
O prefeito ressaltou ainda a importância das oportunidades e investimentos que são imprescindíveis à prática desportiva. “Os talentos não se manifestam por falta de oportunidade e apoio. Os esportes precisam de investimentos, infraestrutura e apoio adequado. Parabenizo a equipe organizadora desta conferência, precisamos democratizar as oportunidades e priorizar as discussões sobre o esporte”, enfatizou.
Durante a conferência professores, coordenadores, profissionais e a comunidade em geral participaram de sete linhas estratégicas de debates com as seguintes temáticas: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de vida, Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de alto rendimento; Futebol.
De acordo com Solivan Freitas, coordenador da etapa municipal da conferência, a proposta do evento é construir espaços de mobilização de segmentos diversos do esporte, além de proporcionar o diálogo entre a sociedade civil e os profissionais do esporte da cidade.
“Com a finalização da etapa municipal serão escolhidos os delgados que representarão Imperatriz na Conferência Estadual do Esporte do Maranhão e terá continuidade na III Conferência Nacional do Esporte que acontecerá entre os dias 03 e 06 de junho de 2010 em Brasília. Discutiremos durante todo o dia de hoje os diversos segmentos do esporte na cidade, seus princípios e diretrizes”, relatou.
De acordo com Moisés Charles, coordenador do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) os temas abordados e as conclusões da etapa municipal da III Conferência Nacional do Esporte refletirão nas atividades pedagógicas, recreativas e esportivas desenvolvidas em sala de aula na disciplina de Educação Física.
“A Conferência é um importante momento para a participação democrática da sociedade no que diz respeito ao esporte e à oportunidade para discutir e deliberar sobre as posições e os rumos, de apresentar e fundamentar as questões pertinentes do esporte na escola”, afirmou.
Durante a tarde o encontro prosseguiu com os trabalhos em grupo, seguidos da plenária final onde se destacou a socialização dos grupos, debates, apresentação das propostas e aprovação dos planos de metas. Ao final de todo o debate, Solivan Freitas coordenou a parte mais difícil de toda Conferência: a eleição dos delegados para representar o município na III Conferência Estadual do Esporte do Maranhão, que ocorrerá no período de 15 a 16 de abril, em São Luis.
A Conferência Nacional, de acordo com o secretário de Esporte e Juventude, Arnaldo Júnior, acontecerá no período de 3 a 6 de junho em Brasília. O secretário espera que Imperatriz consiga emplacar delegados, tanto da parte governamental, quanto da sociedade civil organizada, na Conferência Estadual, para representar o município na Conferência Nacional. “A participação de nossos delegados, nas duas conferências é de suma importância para o esporte local”, frisou Arnaldo Júnior.
Isso porque, a Conferência Nacional aprovará os subsídios para construção do Plano Decenal do Esporte e dará consistência à Política Nacional do Esporte, reafirmando princípios e diretrizes já aprovados nas conferências anteriores. Nela serão estabelecidas as linhas estratégicas, ações, metas e prazos para consolidar o esporte como política de estado nos próximos 10 anos.
Fonte: Oprogresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário