quinta-feira, 1 de julho de 2010

Duplicação da BR - 010


A revitalização da BR-010 vai sair do papel. O Deputado Davi Alves Silva Júnior conseguiu, junto ao ministério dos Transportes, a liberação de mais de 150 milhões de reais para as obras de duplicação e adequação da capacidade de segurança da BR-010.

A travessia urbana que corta as cidades de Imperatriz a Davinópolis mudará toda a estrutura logística e econômica do maranhão. “Esse projeto vai mudar definitivamente a face urbana da região”, destacou Davi Alves Silva.

A obra transformará a vida de mais de 600 mil pessoas que transitam pelos municípios do sul do Maranhão. Afinal, serão mais de 13 quilômetros duplicados. O projeto inclui pistas centrais de alta velocidade e marginais de baixa velocidade, com construção de 8 conjuntos de viadutos, alargamento de pontes, ciclovia, além de 6 passarelas.

Além da capacitação de segurança, a duplicação da BR-010 facilitará o escoamento da produção agropecuária da região – a cidade de Imperatriz é famosa pela produção de gado e pelo cultivo de hortifrutigranjeiros. A economia de Imperatriz ganhará um novo impulso com a geração de mais emprego e renda. Segundo Dr. Gerardo, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Maranhão, as obras da BR-010 vão gerar 3.000 empregos, sendo 2.000 diretos e outros 1.000 indiretos.

A BR-010 foi construída na década de 60 e desde então não recebeu os investimentos necessários para acompanhar o crescimento populacional e econômico dos últimos anos. Atualmente, a rodovia apresenta diversos problemas de infraestrutura e é sinônimo de risco constante para as pessoas que transitam pelas vias. Os números apontam que, só no ano de 2009, foram registrados mais de 360 acidentes, sendo 290 pessoas feridas e 29 mortes.

“Com o início das obras da travessia urbana, os acidentes estão com os dias contados”, disparou Davi, ao informar que o número de acidentes deve diminuir em 90%, “principalmente entre as regiões de Imperatriz à Davinópolis”, acrescentou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário