sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jovens participam do Protejo em Imperatriz

O projeto de proteção de jovens em território vulnerável (Protejo) começou desde a segunda quinzena do mês passado a ser desenvolvido em Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão.

De acordo com Thiago Sousa Silva, assessor de projetos estratégicos da Secretaria de Governo, da Prefeitura de Imperatriz, o Protejo é um projeto que presta assistência, por meio de programas de formação e inclusão social, a jovens adolescentes [15 a 24 anos] expostos à violência doméstica ou urbana.

Segundo ele, a cidade foi classificada pelo Ministério da Justiça como território que registra elevado índice de vulnerabilidade juvenil. “Esse projeto consiste na capacitação de 150 jovens egressos do sistema prisional, expostos à violência doméstica, cumprindo medidas socioeducativas, penas alternativas ou vítimas de criminalidade”, explica.

Ele disse que, nesta primeira etapa, foram selecionados 150 adolescentes, mas que existe uma lista de excedentes que poderão ser incluídos no projeto, caso haja uma evasão de alunos no Protejo.

Thiago Sousa assinala que os jovens que participam do Protejo recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00; lanche diário, material didático, uniforme completo: camiseta, calça, tênis, meias, boné, mochila, meia e bermuda. “A duração do projeto é de doze meses e acontece nos horários matutino e vespertino, no estádio municipal Frei Epifânio”, disse.



Capacitação



Os 150 jovens também serão beneficiados com cursos de qualificação profissional nas áreas de manutenção de computadores e assistente administrativo. “O Protejo consiste ainda na realização de atividades sociais com foco a questões ligadas a direitos humanos, saúde e alimentação”, frisa.

Ele assinala que, com apoio financeiro do Ministério da Justiça, algumas dependências do estádio municipal foram reestruturadas com salas climatizadas para a melhor execução desse projeto social em Imperatriz. “Esse é um projeto novo, implantado na gestão do prefeito Madeira, que poderá ser prorrogado por mais um ano pelo Ministério da Justiça”, finalizou. (Comunicação)

Um comentário:

  1. Estou muito feliz em saber que este projeto funciona de verdade, com pessoas altamente competentes e com alto grau de responsabilidade. Exemplo disso, ocorre dia a dia com o empenho dos alunos em aprender novos conhecimentos que são repassados por esses profissionais maravilhosos. Parabéns a todos pelo exemplo de dedicação.
    Sharanahdya Q. de S. Araújo

    ResponderExcluir