quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Câmara Municipal de Imperatriz pode ter setor de Ação Social

Diariamente dezenas de pessoas percorrem os corredores e gabinetes dos vereadores no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza, sede do Poder Legislativo Municipal. A maioria absoluta delas não se faz presente para acompanhar os trabalhos ou as sessões legislativas onde os vereadores debatem assuntos de interesse da comunidade ou cobram melhorias para suas comunidades.

Infelizmente, essa maioria comparece à Câmara Municipal para pedir algo para si ou para a família. Os pedidos são os mais diversos, eles variam do remédio, à alimentação, passagem de ônibus ou de trem para os mais diversos lugares. Além disso, querem também tijolos, telhas, cimento e terrenos; alguns pedem até mesmo a casa pronta.

Outros, com um grau mais elevado de cultura, ou conhecimento, nesses tempos de crise, são mais sensatos e procuram um emprego. A Casa de Leis deixou de ser um amplo local dos debates e das resoluções dos problemas do município, para ser uma casa de ação social com o objetivo de resolver problemas pessoais e nunca coletivos.

Baseado nessas considerações, o vereador Edmilson Sanches (PSDB) fez, na sessão de ontem, uma interessante proposta de se criar naquela Casa de Leis um setor de ação social, que seria coordenado por uma ou duas assistentes sociais. A elas caberia a responsabilidade de receber, ouvir essas pessoas e as encaminhar para serem atendidas no setor da prefeitura responsável por aquele pedido ou reivindicação.

“Desta forma, nós vereadores ficaríamos mais livres para realizarmos o nosso verdadeiro trabalho de parlamentar, que é redigir leis, projetos de indicação e requerimentos que cobrem do executivo (municipal e estadual) ações de interesse da nossa comunidade”, justificou Sanches, ressaltando que, desta maneira, os vereadores ajudariam ainda mais a comunidade.

Em aparte, a vereadora Fátima Avelino (PMDB) disse que o projeto apresentado foi muito bem lembrado, porque ele vem dando certo em outras cidades onde foi instalado. Ela afirmou que esteve no município de Paragominas (PA), onde a Câmara Municipal adotou essa estratégia e deu certo. “É claro que aqui em Imperatriz também vai dar certo”, concluiu a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário