terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cursos profissionalizantes preparam mulheres para o mercado de trabalho

Um projeto de grande envergadura desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedes) vem mudando a vida de dezenas de mulheres residentes na Vila Nova e bairros adjacentes. Trata-se do ASEF – Ações Sócio Educativas com as Famílias, projeto de cunho social, educativo e profissionalizante implantado no prédio do Centro Comunitário Vila Nova, situado na Rua São Sebastião, no centro do populoso bairro Vila Nova.

Funcionando nos horários matutino e vespertino, o projeto atende a 260 mulheres, sendo 130 pela manhã e 130 no horário da tarde. De acordo com a coordenadora Zildete Costa da Silva, no local estão sendo ministradas aulas nos cursos Beleza (depilação, maquiagem, manicura e pedicura), Pintura em Tecido, Rede de Fio, Décompage (colagem), Biscuit, Corte e Costura e Bordado (ponto em cruz, vagonite, bordado em fita e encianinha).

A coordenadora Zildete Costa Silva, na manhã de ontem (9), visitou cada sala de aula, conversou com professores e alunos, falando da importância de todos os cursos ali ministrados. Fez questão de frisar o apoio que vem recebendo da secretária de Desenvolvimento Social, Conceição Madeira, “que não tem medido esforço para nos ajudar em tudo que precisamos”, disse a coordenadora aos alunos.

Zildete Silva observou, ainda, ser esse projeto a “menina dos olhos” da secretária, porque “aqui nós formamos as pessoas, nós as preparamos para o mercado de trabalho”, afirmou, ressaltando que várias pessoas ali se prepararam e hoje possuem seu próprio negócio, “o que deverá acontecer com vocês”. A coordenadora motivou a todos que não perdessem aulas, pois poderia trazer-lhes complicações. “Também não queremos que ninguém desista, ao contrário, queremos que todos saiam preparados para o trabalho”.

A coordenadora informou, também, que é pensamento da secretária Conceição Madeira implantar, no próximo mês de março, o curso de Panificação, onde as pessoas interessadas vão aprender a fazer pão, bolos e outras iguarias do setor. O projeto, de acordo com Zildete Silva, atende a alunas da Vila Nova, Vila Lobão, Vila Fiquene, bairro Ayrton Sena, Senharol, Parque Alvorada, entre outros, todas com idade superior a 16 anos.

A propósito, na sexta-feira passada, quando da visita do governador Jackson Lago a esta cidade para compromissos administrativos, ele conheceu o projeto e recebeu explicações sobre seu funcionamento. Na ocasião, o governador, que estava na companhia do prefeito Sebastião Madeira e da titular da Sedes, Conceição Madeira, foi recepcionado pelas professoras e alunas do projeto, as quais serviram aos chefes do executivo municipal e estadual e convidados, um lauto café.

CIESI – Ainda na Vila Nova, a Secretaria de Desenvolvimento Social mantém o Centro de Inclusão Econômica Social de Imperatriz (CIESI), onde, ainda esta semana, está prevista a ministração de mais sete cursos profissionalizantes. A coordenadora Nayara Pollyana Rego Araújo disse que o centro já está sendo preparado para receber os alunos e alunas, pessoas de famílias carentes que precisam de uma formação profissional.

De acordo com Nayara Pollyana, o projeto tem hoje cerca de 200 inscritos para os turnos matutino e vespertino. Os cursos ofertados, segundo a coordenadora, são: corte e costura, manicura e pedicura, decoração de unha e depilação, estes na área de beleza; e ainda, bordado de crochê e fitas, pintura em tecidos e informática básica. “Nosso projeto também tem recebido a atenção especial da secretária Conceição Madeira”, destacou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário