quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Prefeitura investirá mais de 100 milhões em ITZ

A confirmar as previsões feitas pela área de infraestrutura do município, a crise andará distante de Imperatriz. Só no setor da construção civil, estão previstos recursos superiores aos cem milhões de reais, quantia proveniente da União, Estado e do Município, que terá de fazer a contrapartida de todos os convênios assinados com o governo federal e do estado.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Roberto Vasconcelos Alencar, a maioria dos recursos já está alocada e, por isso, sem riscos de não serem liberados. "Estamos concluindo os projetos destes convênios para que seja liberado o dinheiro e iniciadas as obras, como é feito com contratos com a Caixa Econômica, cujos recursos são liberados a cada medição, o que é garantia de cumprimento de todas as etapas", enfatizou.

Roberto Alencar destacou ainda que somente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) serão aplicados mais de 60 milhões de reais, recursos que não sofrerão processo de continuidade, estando garantido pelo governo federal.

"Todo início de ano é feita a reorganização em projetos grandes, como é o PAC, e isso estamos fazendo, colocando um engenheiro especialmente para tratar do PAC de Imperatriz - antes tinha que fiscalizar Imperatriz e São Luís. Além disso, montamos toda a nova estrutura do Núcleo do PAC que, já a partir do final deste mês, será implementada em ritmo mais elevado".

Residência – Além do PAC, a prefeitura assinou convênio com a União e o Estado para a construção de quinhentas casas populares, ao custo de dez milhões de reais. O conjunto, denominado de Leonel Brizola, ficará situado nas proximidades do bairro Bom Jesus. Já está em fase de conclusão do projeto. "Isto porque não será apenas a construção das casas, mas pavimentação das ruas, esgoto e energia, ou seja, toda infraestrutura necessária para os novos moradores, que foram selecionados por agentes especializados da própria Caixa, financiadora do projeto".

Bacuri – Ao finalizar a previsão otimista do secretário, ele adiantou que em abril serão concluídas todas as etapas do projeto de revitalização do Riacho Bacuri no trecho compreendido desde a BR-010 à Beira-Rio. Este projeto consumirá 19 milhões de reais do governo federal que, somados à contrapartida do município, chegará aos 21 milhões.

Quanto à pavimentação de ruas, é desejo da prefeitura atingir as duas principais vias com pavimentação completa: a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa e a Rua Luís Domingues. "Isto no primeiro momento. Depois, atingiremos outras importantes ruas que estão com seu asfalto velho e que não adianta ficar só no tapa-buraco", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário