sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ribeirinhos devem ficar atentos a enchente

As águas do rio Tocantins vêm aumentando nos últimos dias em função das fortes chuvas que têm caído em suas cabeceiras, bem como de seus principais afluentes. A enchente já ultrapassou em muito a cheia do início de janeiro que colocou os ribeirinhos, principalmente os moradores dos bairros Caema, Leandra e Porto das Balsas, em estado de alerta.

O rio se encontra atualmente entre 9 a 10 metros do seu nível normal, mas a expectativa é que ele venha a encher bem mais, uma vez que a metereologia alerta sobre a possibilidade de muita chuva nesta região. Ontem, por exemplo, as águas subiram tanto que chegaram a desalojar dezenas de moradores de uma área baixa do povoado Bela Vista (TO).

Morador da área do Porto das Balsas, o braçal Antonio Alves da Costa, 48, já demonstra preocupação com as chuvas e, conquentemente, com a enchente que se aproxima de sua residência. “Como você pode observar, se encher mais uns dois metros pontal (verticalmente), a água sobe a ladeira do porto e subindo, atinge todas as casas”, lembrou o morador.

A propósito, as balsas da empresa Pipes continuam operando normalmente no Porto das Balsas, mas na expectativa de mudar para o porto do cais a qualquer momento, se as águas continuarem a subir. Os moradores da área também estão todos em estado de alerta, bem como a Defesa Civil do Município, que já se prepara para transferir os moradores.

Na cidade de Marabá (PA), as águas do rio Tocantins, de acordo com informações de barqueiros, já atingiram 10 metros acima do nível normal. Isso porque, apesar de Marabá se encontrar rio-abaixo, a cidade é banhada por dois dos mais caudalosos e importantes afluentes do rio Tocantins, os rios Araguaia e Itacaiúnas. Ambos são responsáveis pela enorme quantidade de água que transborda aquela região. (Domingos Cézar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário