domingo, 1 de março de 2009

Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador

Os Empregadores que participaram das reuniões de grupo sinalizaram que o nível de contratação para os próximos 5 anos, quaisquer que sejam as profissões, deverá ser mantido.
No entanto, elegeram setores da economia mais promissores para a alocação de Administradores, naquele período. O Setor de Serviços deverá ser o que proporcionará maiores oportunidades de trabalho, nas seguintes especializações: Consultoria Empresarial, Turismo e Lazer, e Ensino e Educação.

O Setor Industrial foi destacado nesta pesquisa como a segunda indicação dos Empregadores.

As organizações deverão solicitar Administradores para as seguintes áreas funcionais, prioritariamente: Administração Geral, Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Logística e Vendas.

Quanto ao exercício de função gerencial, os 3 públicos envolvidos na pesquisa posicionaram-se da seguinte forma:

- Nível de formação para o exercício de função gerencial


ADMINISTRADOR
Exigência de graduação em Administração (59,33%) e qualquer graduação e especialização em administração (31,48%).

PROFESSOR
Exigência de graduação em Administração (63,38%) e qualquer graduação e especialização em Administração (31,18%)

EMPREGADOR

Qualquer graduação (40,32%), Graduação em administração (22,98%) e qualquer graduação com especialização em administração (16,13%).


AMEAÇAS Á PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR

Na pesquisa qualitativa foram relatadas várias situações que merecem a preocupação da categoria. Existe significativa incidência de Administradores submetidos à realização de atividades aquém de seu nível profissional e com salários aviltados, e outros de quem são solicitados trabalhos de alta complexidade sem a necessária contrapartida pecuniária. Essa situação foi observada nas regiões Norte e Nordeste e as dificuldades do profissional em garantir espaços internos e identificar os externos, têm colaborado para a manutenção de alguns casos indesejáveis.

Permanece a preocupação com a existência do cargo de Gestor Público, no serviço público federal, com pessoas que têm qualquer graduação realizando atividades próprias do Administrador. Da mesma forma, funcionários dos três níveis de governo, rotulados como “Administradores Públicos” , continuam como um desajuste cultural que incomoda o exercício legal da profissão.

Por outro lado, não deve ser vista como uma preocupação a prática dos Empregadores de priorizar para a contratação de funções gerenciais as competências e habilidades do candidato, em detrimento da graduação; e, nem tampouco de alocação de profissionais com outras graduações que não a de Administração. Essa é uma atitude de mercado e prioriza os bons candidatos, inclusive e principalmente, os Administradores cujo nível de preferência para o preenchimento de vagas tem sido o mais elevado, segundo sinaliza esta pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário