sábado, 6 de junho de 2009

Praias poderão ser interditadas em São Luís

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverá pedir, na próxima semana, a interdição de todas as praias de São Luís pelas suas péssimas condições de balneabilidade. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, a situação é preocupante.


Até o início da próxima semana, Washington Rio Branco deverá se reunir com o secretário de Saúde, Ricardo Murad, para discutir o assunto. Ele também pedirá auxílio da Vigilância Sanitária municipal e estadual para expedir novos laudos sobre a balneabilidade das praias, antes de pedir a interdição desses locais.


“A rigor, as praias precisam ser interditadas. Mas isso será feito após uma conversa com o secretário de Saúde, Ricardo Murad, e com a ajuda da Prefeitura de São Luís. Afinal, é um drama que estamos vivendo e isso não pode mais ocorrer. O nível de poluição das praias, infelizmente, é muito grande”, afirmou Rio Branco.


A medida, caso venha a ser adotada, terá o objetivo de preservar o banhista e o turista que visita São Luís. “As praias estão totalmente impróprias para o banho, dado à eminência e à possibilidade de doenças dermatológicas. Esse é um problema de saúde pública de ordem médico sanitário que teremos que atacar”, analisou Rio Branco.


As péssimas condições de balneabilidade das praias da Capital foram comprovadas por meio de estudo realizado pelo curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).


Este estudo concluiu que praticamente todas as praias estão impróprias para o banho, deixando os banhistas sujeitos a uma série de doenças, como hepatite A e rotavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário