sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Comitê Gestor do Projeto de Panificação

O Comitê Gestor do Projeto de Panificação de Imperatriz esteve reunido na manhã de terça-feira (1º), no auditório da Unidade de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), discutindo diversos assuntos de interesses da classe, visando encontrar soluções para os mesmos e incrementar as atividades desenvolvidas pelo segmento. O projeto é executado e apoiado pelo Sebrae, por meio da Unidade Local de Negócios.

O convidado principal da reunião foi o secretário do Desenvolvimento Econômico de Imperatriz (Sedec), Sabino Siqueira da Costa, que ouviu dos empresários os desafios que eles estão enfrentando para fazer as ações do Projeto de Panificação continuar, buscando o fortalecimento e o consequente aumento da competitividade do setor, através de ações que elevem a melhoria da produção, produtos e serviços, contribuindo significativamente para o aumento da competitividade dos negócios.

Durante o encontro, que contou ainda com a presença do gerente da Unidade de Negócios do Sebrae-MA em Imperatriz, Danilo Lisboa Borges, foi destacado que, sendo o pão do dia (tipo francês) muito importante para o setor de panificação por fortalecer as padarias (independente do seu porte), é fundamental saber quais as estratégias que ampliarão a sua competitividade, mantendo a qualidade e uma boa estratégia de comercialização, o que hoje significa variar a receita tradicional, fazendo surgir produtos como o pão francês de boa forma, com redução de gordura, entre outros, como observou Joanas Alves da Silva, presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp).

Por sua vez, o secretário Sabino Costa reconheceu o trabalho realizado pelo Sinpancimp, acrescentando ser a entidade a responsável pelo processo de dinamização do setor. “Não há negócio bom ou ruim, o sucesso depende da organização do pessoal envolvido”. Ele lembrou que os tempos mudaram, provocando revolução também no mundo dos negócios, ou seja, antes haviam grandes espaços, mas atualmente para a empresa atender as necessidades do consumidor moderno, tem de ser pequena, com, no máximo, mil metros quadrados, facilitando a visualização dos produtos por parte de quem vai comprá-lo.

Sabino também falou sobre a informalidade, dizendo que todos os dias são quebrados paradigmas, frisando, por exemplo, a modernização verificada no setor de farmácias. “Há 15 anos, a realidade era totalmente diferente, sem iluminação”. Na opinião do secretário, os associados do Sinpancimp contribuem em muito para o fortalecimento da economia da cidade, reconhecendo a harmonia existente entre os mesmos e a diferença processada nas panificadoras participantes do Projeto de Panificação.

Outras aspirações do segmento foram apresentadas ao secretário Sabino, entre elas, as altas taxas de iluminação, que ele optou por falar sobre o assunto quando estiver mais embasado, acrescentando que “vou estudar o tema para depois conversar com mais propriedade com vocês”; e o apoio para a instalação de uma sala com equipamentos de última geração, no Senai de Imperatriz, que funcionará como sala-escola para a realização de cursos práticos sobre panificação e confeitaria, além de outros eventos do setor. O secretário garantiu que não medirá esforços no sentido de garantir o apoio necessário à consolidação do projeto na cidade. Falta apenas o edital para que isso aconteça e a Prefeitura Municipal entre em ação.

Os empresários presentes ao encontro, falaram ainda sobre a presença da caravana de Imperatriz na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan), realizada durante o período de 20 e 23 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), que colocou os empresários frente às informações sobre as tendências do mercado, as novas tecnologias, as inovações e os melhores modelos de gestão existentes, significando, desta forma, uma grande oportunidade para reciclagem profissional, proporcionando experiências e troca de informações com outros profissionais e fornecedores de todo o Brasil.

No final dos trabalhos, por volta do meio-dia, os empresários discutiram sobre a participação da edição 2009 da Feira da Indústria e Comércio de Imperatriz, que vai acontecer em setembro, no Centro de Convenções. Eles têm apoio do Sebrae no acontecimento. O presidente do Sinpancimp, Joanas Alves, avaliou a reunião como proveitosa, que, aliás, foi a primeira com um representante do governo municipal.

A Unidade de Negócios de Imperatriz do Sebrae-MA continua em franca atividade no que diz respeito às ações do Projeto de Panificação. Outras informações: (99) 3525-2254.

Nenhum comentário:

Postar um comentário