terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hoje, inauguração de mais um TELECENTRO

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), entrega, na tarde de hoje, à comunidade do bairro Bom Sucesso, o quarto Polo de Inclusão Digital (PID) da cidade.

A solenidade de inauguração do Telecentro do Bom Sucesso está marcada para as 17 horas, com a presença do prefeito Madeira, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Siqueira, que coordena a instalação do PID; de vereadores e lideranças comunitárias.

Segundo Sabino Costa, a instalação desses polos tem favorecido a um número cada vez maior de imperatrizenses (de todas as idades) a se alfabetizarem digitalmente ao aprender a usar adequadamente o computador.

"Com essa ação, o governo Madeira cumpre uma função importante que é incluir centenas de pessoas que, por não poder custear um curso de computação, hoje vivem à margem do chamado mundo digital", destacou o secretário.

O Telecentro do Bom Sucesso vai funcionar na Paróquia Santa Rita de Cássia, que fica localizada na Rua José de Alencar. "Esse polo irá beneficiar toda a população daquela região, desde crianças, jovens e até adultos", afirmou o secretário.

Em setembro, a prefeitura abriu mais sessenta vagas para os cursos de qualificação profissional em Informática oferecidos pelo Telecentro da Vilinha, o primeiro inaugurado pela gestão Madeira e apontado como referência.

O Telecentro do Bom Sucesso vai funcionar nos moldes do da Vilinha, com cursos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A meta do governo Madeira com o PID do município é beneficiar o maior número de jovens, adolescentes e adultos possível.


Telecentros


Os telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário