Estudantes do Curso de Comunicação Social(Jornalismo), da Universidade Federal do Maranhão(Ufma)apresentaram na quarta-feira(02) o resultado da pesquisa de campo que realizaram sobre o perfil do público ouvinte de rádio em Imperatriz.
Vários grupos de quatro estudantes saíram às ruas com um questionário padrão nas mãos distribuidos por faixa etária e sexo. O resultado foi surpreendente. A partir de agora cada grupo vai produzir um programa de rádio para atender o perfil descoberto com o estudo.
Pesquisa
Você ouve rádio em qual horário?
Resp: manha 61,54%, noite 30,77% e tarde 7,69%
Com qual frequência você ouve rádio?
Resp: Frequentemente 36,60%, Ocasionalmente 36,00% e Raramente 28%.
Quantas horas você se dedica a rádio?
Resp: De 1 a 2 horas 60%, De 2 a 4 horas 24% e Acima de 6 horas 12%.
Você ouve rádio em qual lugar?
Resp: Casa 76%, no trabalho 16% e no carro 4%.
Qual tipo de programa você gostaria de ouvir?
Resp: Jornalístico 27,59%,
Educativo 20,69%,
Entretenimento 18,97%.
Quais emissoras você ouve?
Resp: Rádio Nativa Fm 31,03%,
Rádio Cidade Esperança 20,69%,
Rádio Terra Fm 17,24%,
Mirante Fm 13,79%
Difusora FM 6,90%,
Mirante AM 6,90%,
Missão FM 3,45%
Você ouve rádios na internet?
Resp: Sim 20% e não 80%.
Quais conteúdos você busca nas rádios?
Resp: Música 35,48%; Notícias 30,65% Entretenimento 11,29%; Educativo 6,45% e cultura 6,45%.
Foram ouvidas 25 pessoas do sexo masculino na faixa etária de 36 a 45 anos, em vários pontos da cidade.
Autores: Alunos da disciplina de Laboratório de Rádiojornalismo sob orientação da professora Roseane Pinheiro.
Data: Dias 21,22 e 23 de Novembro de 2009. Em algumas perguntas foram aceitas respostas em até tres opções como é o caso da questão sobre jornalismo, musica, entretenimento, educação, prestação de serviços entre outros.
Os entrevistados deram nota que variam de 7 a 10 para a programação das rádios. A média geral ficou 8,5. Os entrevistados reclamaram que os locutores ainda precisam se qualificar, tocar menos brega, forró, tocar mais músicas religiosas e passar mais credibilidade. Em contrapartida eles reconheceram que os profissionais estão se esforçando para melhorar a qualidade do trabaho prestado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário