quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Alvará será confeccionado em papel moeda para evitar fraudes

O secretário municipal da Fazenda e da Gestão Orçamentária, Liberato Rodrigues de Morais, informou ontem (18) à reportagem que, segundo orientação do prefeito Sebastião Madeira, esforços estão sendo empreendidos no sentido de moralizar e melhorar a arrecadação do município de Imperatriz. “De um modo em geral, nós estamos organizando a receita municipal para, posteriormente, partirmos para recebermos os tributos municipais”, frisou.

Liberato Rodrigues informou ainda que deverá ser lançada, ainda em março, a campanha de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os carnês estão em fase de confecção e serão entregues até o próximo mês. “O vencimento da primeira parcela será no dia 6 de abril”, adiantou.

O fim do alvará falso

Em relação à expedição de alvará de funcionamento, o secretário da Fazenda e da Gestão Orçamentária disse que detectou uma grande quantidade de pessoas que dizem-se “agentes, intermediários e/ou corretores” para emissão de documentos municipais entre os contribuintes com a prefeitura. “Nós descobrimos que nessa intermediação tem havido muitos problemas com diversos documentos falsos, inclusive a emissão de alvarás falsos que era uma infinidade”, denunciou.

Liberato Rodrigues afirmou que, de agora em diante, o alvará será confeccionado em papel moeda para dificultar a falsificação de alvará de funcionamento em Imperatriz. “Será mais fácil uma pessoa falsificar uma cédula de 100 ou de 50 reais do que o novo alvará que está sendo confeccionado pelo município”, garantiu.

Ele considera exorbitante o número de alvarás que vinham sendo falsificados na antiga Secretaria da Receita Municipal. “Existem falsificações de toda ordem. Já apreendemos diversos documentos, inclusive de pessoas que tentavam baixar os valores dos impostos municipais com papéis simulado supostamente emitidos por bancos, inclusive com autenticação mecânica, mas acabaram sendo descobertos por causa do sistema de informática”, disse.

O secretário não descartou a possibilidade de existir pessoas que trabalham no órgão contribuindo com o esquema de fraude na Secretaria Municipal da Fazenda e da Gestão Orçamentária de Imperatriz. “Não estou denunciando que já existe. Mas que existe, existe. Vamos tentar apurar e consertar isso”, finalizou. (Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário