quinta-feira, 23 de abril de 2009

Chuvas voltam a causar transtornos na cidade

A chuva que começou a cair durante a manhã, prolongando-se pelo período da tarde, foi mais que suficiente para alagar várias ruas centrais e dos bairros periféricos da cidade. A grande demanda de água fez com que motoristas de automóveis desviassem das ruas alagadas e entrassem na contramão procurando fugir do enorme aguaceiro.

Por volta do meio, como sempre depois de uma chuva, a Rua Amazonas, nas confluências com a Dorgival Pinheiro de Sousa e São Domingos, tornou-se em imenso lago, dificultando a trafegabilidade dos veículos. Na Dorgival, após atravessar com dificuldade o lago que ali se formou, um veículo Van teve problemas no motor, causando enorme engarrafamento.

A confusão no trânsito se deu apenas em razão das chuvas, uma vez que a torrente caiu com mais força por volta do meio-dia, horário de pique. No centro da cidade, apesar do transtorno, os semáforos estavam funcionando normalmente. Nos locais onde no período de expansão da cidade havia uma lagoa, todos eles foram alagados com a ação das chuvas.

Nos bairros periféricos algumas ruas também foram invadidas pelas águas das chuvas. Mais uma vez, o lixo deixado por parte da população em lugar impróprio foi carregado pela correnteza para as entradas das galerias impedindo a completa penetração das águas. No centro da cidade, várias bocas de lobo estavam completamente tomadas pelo lixo, dificultando a passagem das águas para o interior das galerias.

Apesar da forte chuva e do aumento do nível das águas nos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa e Capivara, elas não chegaram a ameaçar os moradores das margens dos citados riachos. A informação foi prestada pelo superintendente municipal de Defesa Civil, o qual assegura que o órgão continua monitorando todas as áreas sujeitas a sofrerem com a ação das chuvas ou das enchentes.

Os serviços de metereologia indicam que as chuvas ainda deverão cair por todo este mês de abril, só que em menor intensidade do que no início do mês, que surpreendeu a todos com uma quantidade de chuva superior à esperada. Acredita-se que as torrentes de água não mais influirão nas águas do rio Tocantins, que agora estão baixando, mesmo que de maneira gradativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário