terça-feira, 21 de abril de 2009

Com o apoio da prefeitura, conselheiros são capacitados


Assegurar o cumprimento dos direitos dos idosos, garantir a participação deles na sociedade e protegê-los da violência. Esses foram alguns dos objetivos de seminário realizado no último final de semana em Imperatriz, com o apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foram discutidos os direitos do idoso garantidos pelo Estatuto do Idoso.

Mais de 150 pessoas, que trabalham diretamente com a terceira idade, participaram do seminário, que teve a participação de uma equipe do Conselho Estadual do Idoso que veio da capital com a intenção de capacitar os conselheiros locais.

Durante o evento, 24 conselheiros e outras lideranças que trabalham com pessoas da terceira idade foram capacitados e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Estatuto do Idoso.

Esse encontro resultou, entre outras coisas, na possibilidade de implantação da Pastoral da Pessoa Idosa em pelo menos cinco igrejas católicas da Diocese de Imperatriz.

O conselheiro estadual do Idoso, Ivaldino Espósito, explicou que a pastoral é um organismo de ação social de âmbito nacional e já existe no Maranhão há três anos. "Agora vamos implantar a pastoral em Imperatriz, valorizando e protegendo a dignidade da pessoa idosa neste município. Na pastoral, as pessoas serão capacitadas a fazer um trabalho bastante específico com esse grupo tão especial", explicou Espósito. Ele detalhou ainda que, ao invés do idoso ir à pastoral, é a pastoral que vai até o idoso, especialmente aqueles que já estão mais debilitados ou que sofrem de abandono familiar.

Cada voluntário da pastoral passará a fazer visitas a dez idosos da sua própria comunidade, dando uma assistência que envolve orientações de saúde, incentivo à prática de atividades físicas e acompanhamento do cartão de vacina de cada idoso.

Segundo o conselheiro Ivaldino Spósito, por meio de um questionário preenchido durante as visitas, será montado um banco de dados que traça todo o perfil desse grupo, facilitando a percepção das principais necessidades e contribuindo com os governos para a criação de políticas públicas voltadas para a melhoria de vida dos idosos. "A intenção principal é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas", acentuou Spósito.

A assistente social do Centro de Prevenção de Violência ao Idoso, Isabel Lopizic, que também participou da capacitação, orientou os conselheiros sobre a Política Nacional e o Estatuto do Idoso. "Essa discussão é de suma importância. Todos as pessoas precisam conhecer as políticas públicas voltadas para os idosos. A velhice tem uma função social de perpetuar a cultura, mantendo as histórias do passado e que fazem parte do nosso presente", disse Isabel. Ela acrescentou que um estado que tem mais de 400 mil idosos, como o Maranhão, precisa investir na qualidade de vida desse segmento.

Apoio - Apoiada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe da Casa do Idoso de Imperatriz foi uma das instituições que participou da capacitação.

"Essas discussões são muito importantes porque estão voltadas para o conhecimento do Estatuto do Idoso. Precisamos aprimorar nossos conhecimentos de como trabalhar com os idosos, melhorando o atendimento e a qualidade de vida a cada um", disse a coordenadora da Casa, Maura Barroso.

Maura Barroso declarou, ainda, que a sociedade conhece muito pouco das leis que protegem o idoso e que, através desses cursos de capacitação, passa a conhecer as políticas nacionais e o quanto o idoso precisa de uma atenção especial. Falando do trabalho que já é realizado na Casa do Idoso, ela destacou o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. "A secretária Conceição Madeira tem sido muito presente em todos os programas realizados pela casa, acompanhando de perto todas as ações realizadas, como também prestando apoio financeiro", disse Maura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário