domingo, 24 de maio de 2009

Governo vai recuperar 1.500 km de estradas

O governo do Maranhão prevê que gastará R$ 30 milhões em obras emergenciais de recuperação de trechos das estradas estaduais, que foram destruídos ou estão sob ameaça devido às enchentes. Conforme o secretário de Infraestrutura, Max Barros, as obras estão sendo feitas para que o tráfego flua, inclusive o transporte de alimentos, remédios e donativos. Cerca de 1.500 km serão restaurados.


Segundo Barros, estradas de várias partes do Maranhão já estavam em estado precário antes dos temporais. “Não tinha nenhum tipo de conservação ou manutenção. Com as fortes chuvas, os problemas foram potencializados e agravados”, avaliou. Além da falta de assistência à população desabrigada, a destruição das rodovias tem um imediato impacto econômico, pois “aumenta o tempo de percurso e o desgaste dos caminhões, o custo do frete e o valor das mercadorias”.


O secretário explicou que as obras emergenciais não resolverão todos problemas. “Está chovendo muito no Maranhão e o serviço de terraplanagem com chuva não fica bem feito”, admitiu. Conforme Max Barros, as obras de restauração definitiva só serão feitas após a passagem das chuvas e do processo de licitação pública. O governo do Maranhão quer ajuda do governo federal para essas obras.


De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vai continuar chovendo no Maranhão. Segundo o site do centro, a tendência para a próxima semana é que haja inclusive chuva com pancadas fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário