domingo, 10 de maio de 2009

Trizidela do Vale castigada pela enchente

O município de Trizidela do Vale, a cerca de 280 quilômetros de São Luis, é um dos que mais sofre com as chuvas que atingem a região. Cerca de 90% dos pouco mais de 18 mil moradores da cidade foram atingidos pelas enchentes, segundo a Defesa Civil do Maranhão. Uma pessoa morreu.


O rio Mearim, que passa pela cidade, já subiu mais de seis metros acima do nível normal, desde o início das fortes chuvas que atingem a região desde abril. Com isso, as águas já cobriram agências bancárias, postos dos Correios, cemitério, farmácias, telefones públicos e postes de eletricidade.


Apesar do número alto de desalojados e desabrigados, o medo de saques levou muita gente a não abandonar suas casas, segundo a Agência Brasil. Os que tiveram que deixar suas casa voltam todos os dias para a entrada da cidade, na beira da ponte que separa o município da cidade de Pedreiras, alugam uma canoa e vão para os locais onde moravam e tomam conhecimento dos danos causados pela cheia.


Os desabrigados lotam as escolas da cidade de Pedreiras. Eles recebem cestas básicas e kits dormitórios distribuídos pela Defesa Civil. Em todo o estado, nove pessoas já morreram e aproximadamente 200 mil foram afetadas pelas enchentes.


Neste domingo, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a São Luís carregado com 6 toneladas de medicamentos e 8 toneladas de alimentos para as vítimas das enchentes no Maranhão. As doações chegaram de São Paulo e serão enviadas para as vítimas das chuvas no interior do estado. Esse foi o quarto avião da FAB que pousou em São Luís neste fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário