sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Caso Neymar: talentos problemáticos podem trazer mais prejuízos do que ganhos

A novela "Neymar" continua... Ontem (23), o técnico da seleção brasileira, Mano Meneses, decidiu não convocar o jovem e talentoso Neymar para os dois próximos amistosos. De acordo com o treinador, o recente episódio de indisciplina do jogador que culminou na saída do técnico do Santos, Dorival Jr., foi o principal motivo.

O fato ocorrido dentro do futebol brasileiro nos últimos dias levanta uma questão ainda mais profunda que um simples episódio futebolístico. O caso se depara no surgimento de um novo contexto das relações de trabalho entre funcionários, chefes e diretoria. Pressionadas pela carência de talentos, empresas, organizações e times de futebol parecem dispostos a sacrificar qualquer coisa para preservar profissionais talentosos.

De acordo com José Augusto Minarelli, Presidente da Lens & Minarelli, empresa especializada em Outplacement, a carência de talentos no Brasil, decorrente de sistemas educacionais precários, está criando o fenômeno da "hiper valorização" de pessoas talentosas, o que pode representar uma grave ameaça ao trabalho coletivo ou em equipe.

"A saída do técnico do Santos pode representar uma vitória para o jovem talento, mas pode também ter graves implicações para o trabalho do time enquanto equipe. O que temos notado também no ambiente organizacional é que muitas empresas, movidas pela carência de pessoas talentosas, terminam por cometer erros similares, que vão se traduzir em desgastes nas relações de trabalho. Nunca é demais lembrar que, tanto no futebol quanto nas empresas, o sucesso é, sempre, resultado de um bom trabalho em equipe. Os talentos, sozinhos, nada conseguem", adverte Minarelli.

Segundo o consultor, que tem mais de 30 anos de experiência na recolocação de executivos de alto nível, uma parte significativa desses executivos deixou as empresas em função de problemas de relacionamento com equipes.

"A saída de muitos executivos de alto nível decorre também de falhas de relacionamento com pessoas que podem ser consideradas como líderes informais, ou seja, mesmo não tendo cargos de chefia, têm um poder expressivo junto ao grupo em função de carisma ou por reunirem ótimos conhecimentos técnicos. De modo geral, podemos dizer que também no mercado empresarial e executivo, problemas de relacionamento com pessoas talentosas terminam por resultar na saída de alguns líderes, o que pode provocar processos de desagregação das equipes", assinala Minarelli.

Para o Presidente da Lens & Minarelli, o time do Santos precisará de muito cuidado nos desdobramentos dessa questão, uma vez que o jovem talento Neymar não discutiu apenas com o técnico, mas com colegas de trabalho. "Alguns colegas de trabalho podem se sentir tentados a exigir que o jovem talento mostre agora o quanto ele é talentoso sozinho, o que certamente vai comprometer o desempenho da equipe a curtíssimo prazo", comenta.

Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário